terça-feira, 31 de agosto de 2010

Estágio - Gerês

Entre 28 e 31 de Agosto, tive a oportunidade de participar, no Gerês, no campo de treino de verão do meu clube, Ori-Estarreja. Este verão toda a zona do Gerês foi, como já todos devem estar fartos de saber pelas televisões, fustigada por grandes incêndios. Contudo, acho que quem viu as imagens que passaram nos telejornais e que apareceram nos jornais, não tem a verdadeira noção do que o fogo fez por aqueles lados. É incrível a extensão de floresta que foi literalmente reduzida a cinzas. Durante quilómetros e quilómetros é possível ver sempre área queimada. No entanto, ainda sobraram algumas áreas com uma grande beleza, o que faz uma viagem ao Gerês valer sempre a pena.

O estágio começou no Sábado, com um treino de corredores e de linha. Comecei por fazer o corredor, em que não consegui navegar com a precisão necessária, perdendo a noção da minha localização no mapa e tendo de voltar a um dos pontos que estavam marcados no terreno para continuar. A linha que se seguiu já correu muito melhor e consegui andar quase sempre por onde era suposto.
No Domingo de manhã tivemos o primeiro treino no queimado. Foi no mapa de Alecrimes, um treino intervalado. Na parte da tarde fizemos um super-sprint, também numa área queimada. Nestas zonas a progressão está muito mais facilitada e a visibiliade também aumentou, contudo o cheiro a cinza e fumo não é muito agradável.
Na segunda-feira deslocámo-nos até ao famoso mapa da Pedra Bela, e a tarde foi de descanso :) O estágio acabou com uma estafeta de 2 pessoas, onde eu e o meu colega de equipa, Ricardo Reis, quase conseguimos vencer... se não fosse um MP!!
Primeiro ponto da Matilde:

E o primeiro arranhão da Matilde:

Os mapas podem ser vistos no local habitual (Doma Map Archive) na barra do lado direito.
Seguem-se agora 2 semanas até ao Park World Tour em Perth, na Escócia. Até lá vou continuar a treinar como até aqui, talvez com uma prova de atletismo pelo meio.

Sem comentários: