quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Park World Tour

Participei no passado fim-de-semana em Perth, na Escócia, no Park World Tour. Deste evento fizeram parte uma prova de qualificação e a final.A qualificatória teve lugar nos jardins e floresta do Scone Palace, local histórico da Escócia onde os reis eram coroados! Como eu era um dos atletas convidados, não tinha de me preocupar com o meu tempo, pois sabia à priori que já estava apurado. Ainda assim, queria andar o mais rápido possível para conseguir um bom tempo.Tecnicamente a prova foi para esquecer. Comecei logo por me enganar no início e por navegar para o ponto 17 em vez do ponto 1. Depois a prova entrou numa fase muito técnica e com muita vegetação, o que também me acabou por atrasar uns segundos em relação aos melhores. O pior estava contudo para vir: do ponto 14 para o 15, o percurso cruzava duas vezes, o que fazia que a leitura do mapa fosse uma confusão. Conclusão: acabei por navegar do 14 para o 17, depois para o 18, 19 e então é que dei pelo erro e naveguei para o 15!!! Acabei a prova com um tempo de 17'07'', distante dos 13'49'' do vencedor.
A final correu-se no dia seguinte na cidade de Perth, num mapa plano, muito rápido mas com ruelas e passagens estreitas que o tornavam técnico dada a elevada velocidade a que se podia correr. O percurso estava muito bem traçado e todos os atletas gostaram do desafio que foi apresentado. De referir também o grande número de pessoas que passeava pela cidade naquela tarde!!A minha prova correu-me bem e fiquei satisfeito com a minha performance, mais do que com o resultado! Perdi apenas tempo para o ponto 1. Aqui, o triângulo estava mesmo em cima da partida e 2 segundos de distração impediram-me de ver para onde saiu o atleta que partiu antes de mim, logo perdi alguns segundos a tentar encontrar o triângulo no mapa. Como se não bastasse, ainda tive de parar para dar passagem ao autocarro ao atravessar a estrada antes desse mesmo ponto. Perdi logo aqui 10 segundos para os melhores parciais. A partir daí consegui manter sempre um ritmo elevado e não hesitar, embora numa ou noutra pernada a opção possa não ter sido a melhor. Só tornei a perder tempo à saída do ponto 15. No total da prova devo ter perdido no máximo cerca de 20 segundos, tendo acabado com 15'33'' e na 13ª posição. O primeiro foi o norueguês Oystein Kvaal Osterbo com o tempo canhão de 14'22'', seguido de Graham Gristwood com 14'50''!
Esta foi a prova para a qual treinei durante mais de 2 meses. Como já disse, gostei mais da performance do que do resultado, pois sei que sem os 20'' que podia ter evitado perder conseguiria um tempo muito perto dos 6 primeiros. Comparando esta prova com a que fiz no JWOC 2009, acho que se na Itália tivesse tido este nível poderia facilmente ter entrado nos 6 primeiros! Resta-me continuar a treinar para lá chegar :) Como disse Murray Strain na palestra a que assistimos na sexta-feira, é necessário treinar 2x7x52x10 (2 vezes por dia, 7 dias por semana, 52 semanas por ano, durante 10 anos) para chegar ao topo!! A ver vamos se se confirma... Para já segue-se a Taça dos Países Latinos.
Para acabar, faço referência ao modo de como decorreu este evento. Numa altura em que se fala tanto, e bem, sobre a orientação e onde queremos queremos que ela esteja em 2020, acho que exemplos como estes devem ser seguidos entre nós. Todas as épocas se organizam algumas provas de sprint, usando-se para isso jardins e parques que têm o seu valor em termos técnicos. Contudo, quem corre essas provas não tem de se andar a arrumar de multidões como o que aconteceu na final em Perth, limitando a visibilidade da modalidade aqueles que ainda saem de casa para passear nos jardins. Acho que seria muito mais vantajoso fazer este tipo de provas mesmo nos grandes centros, onde circula o maior número de pessoas, com arenas como a que estava montada em Perth!

P.S. - publico os mapas com as minhas opções no DOMA no próximo fim-de-semana.

3 comentários:

Joaquim Sousa disse...

Antes de mais parabens pela participação (não sei porque não foi mais divulgada, so vi porque fui ao teu blog), depois parabens pelo excelente resultado.
Ja sei que porque nunca consegui chegar perto dos primeiros mundiais, 2x7x52x10, eh eh eh...

Gandabraço, Sousa

ILCO disse...

7.280 treinos!

lá está: por isso o meu objectivo é o WMOC de 2057!



ILIDIO COELHO

Diogo Miguel disse...

Exacto... é esse o espírito :)