segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Taça dos Países Latinos


O Clube de Orientação do Centro levou a cabo neste fim-de-semana a organização da Taça dos Países Latinos, em paralelo com o Campeonato Ibérico e com o Meeting de Orientação do Centro. Eu fui seleccionado para representar a Selecção Nacional na Taça dos Países Latinos, no escalão de Homens Elite.


A competição iniciou-se com a prova de distância média, no Sábado de manhã, no mapa de Pedrogão. Este revelou-se uma grande surpresa para mim, pela positiva. Não estava à espera dum mapa tão técnico e com um tipo de vegetação que prejudicava mais a orientação do que a progressão! Além disso, o percurso também me pareceu bastante bem traçado.
Comecei a prova relativamente bem. As coisas começaram a correr mal para o ponto 4, em que cometi um erro que me custou cerca de 40''. A partir daí comecei a cometer muitos erros e perdi muito tempo: ponto 7 - 45''; ponto 9 - 20''; ponto 13 - 50''; ponto 23 - 30''. Contando apenas com estes erros major perdi cerca de 3'05''. No final fiz o tempo de 40'34'', tendo sido batido pelo Ionut Zinca com 39'29''.



Na tarde do mesmo dia teve lugar em Leiria a prova de sprint. Dada a preparação que fiz nos últimos meses tendo em vista o Park World Tour, posso dizer que esta era a prova para a qual estava provavelmente melhor preparado.
Comecei com calma, não começando logo a fundo e tentando entrar bem no mapa. Fiz os primeiros pontos sem problemas e só no ponto 4 perdi 13''. Este estava colocado num local confuso que mas que já tínhamos estudado antes da prova pelo mapa já disponível. Mesmo assim, decidi abordar esse ponto com a maior tranquilidade possível dado ser possível perder aí muito tempo. A partir daí aumentei o ritmo o máximo que pude, embora não me tenha sentido tão bem como desejava e por isso não tenha corrido tão rápido como queria. Contudo, em termos de orientação acho que fiz uma prova perto da perfeição, não tendo hesitado nada, e depois de analisar as opções creio que tomei sempre as melhores. Isso valeu-me o primeiro lugar, com o tempo de 17'10'' (30'' mais rápido que o segundo classificado) e o meu primeiro título Latino no escalão Elite :)

A fechar tivemos a prova de distância longa, também no Pedrogão, famoso pelas suas dunas "mata velhos" (e novos também, diga-se de passagem!!).
Fisicamente senti-me bem ao longo de todo o percurso. Já o mesmo não posso dizer acerca da minha performance técnica: ponto 6 - 3'; ponto 7 - 2'; ponto 12 - 20''; ponto 19 - 20''; ponto 28 - 30''; ponto 29 - 1'. Isto dá um total de 7'10'' perdidos, a maioria deles por falta de concentração e de calma!!! No final consegui ficar em 2º com 1h24'26'', contra a 1h20'56'' do Ionut, que ganhou também a longa.



Nesta TPL consegui uma medalha de ouro (sprint) e duas de prata (média e longa), o que pode não parecer mau dado ser a primeira vez que corro esta competição em Elite. Contudo, fico com um amargo de boca de não ter feito o pleno, pois se não o consegui foi mais por culpa própria do que qualquer outro factor!
Por outro lado, a ausência das melhores selecções latinas (França, Suíça ou Bélgica) é de lamentar. Acho que nós, atletas, somos os primeiros a lamentar e os que mais perdemos devido à falta destas selecções! Em conversa com alguns colegas de selecção e amigos, questionamo-nos acerca de até quando irá sobreviver a TPL. A verdade é que ao longo dos anos esta competição vem perdendo o interesse que já teve noutros tempos e cada vez mais é um Portugal vs Espanha, numa versão mais restrita de Campeonato Ibérico!!!



A temporada 2009/2010 acabou para mim este fim-de-semana, pelo menos no que à orientação diz respeito. Agora tenho apenas em vista a meia-maratona de Ovar, no dia 5 de Outubro, após a qual vou parar até Novembro, quando começo a preparar a próxima época. A ver vamos se consigo melhorar a 1h11' que tenho como melhor marca na distância.




Os mapas com as minhas opções estão disponíveis no sítio do costume (DOMA Map Archive - clicar no lado direito na secção Mapas).

Sem comentários: