terça-feira, 5 de outubro de 2010

Meia-maratona de Ovar

Correu-se no dia da República, como manda a tradição, mais uma edição da meia-maratona de Ovar. Esta teve a particularidade de me encerrar esta época.

Iniciei-me nestas lides das meia-maratonas no ano passado, quando corri a meia-maratona da Figueira da Foz. Nessa vez não fazia ideia do que ía encontrar. Além disso, essa prova decorreu na quarta-feira anterior às provas de selecção. Arranquei por isso com a ideia de não ir até ao limite! Fui andando e de 5 em 5 km pensava: "pronto, agora abrando um bocado o ritmo". A verdade é que passei aos 5k com bom tempo, passei aos 10k com um dos meus melhores tempos nessa distância, e quando dei por mim já estava a chegar ao fim. Acabei com um registo de 1h11', o que me deixou muito surpreendido. As provas de selecção é que foram todas feitas com uma dor as pernas que mal me conseguia aguentar em pé, mas tirando isso até foi engraçado.

Corri pela segunda vez os 21 097m nesta edição da meia-maratona de Ovar. O meu objectivo era bater o meu tempo, mas sabia que não iria ser fácil. Escolhi uma 'lebre', meu companheiro de equipa na ADERCUS (meu clube de atletismo), que já sabia que estaria a correr para o mesmo tempo que eu. Contudo, a prova não correu como eu desejava e não fui além de 1h13'55'', muito aquém do objectivo.

Seja como for, esta prova serviu para ganhar a experiência que me permitirá bater o meu tempo da próxima vez :)

A maioria das pessoas não tem ideia do sofrimento que é fazer uma prova destas. Pessoalmente, sofro muitíssimo mais a fazer uma prova de atletismo do que uma de orientação (por alguma razão continuo a preferir a orientação :)). Durante uma prova de atletismo, seja 10k, 15k ou 21k, passa-me frequentemente pela cabeça parar ali mesmo no meio da estrada e ficar a ver os outros passar! Mas nunca caí nessa tentação, embora vontade já não me tenha faltado... Imagino por isso o que será fazer uma prova de 55km, ainda por cima trail, e em que não temos ninguém na beira dos caminhos a olhar para nós e a bater palmas (o que às vezes é o que nos vale para não parar ali mesmo)!! "Para esses vai, com a mais profunda admiração, o Louvor da Semana"!

1 comentário:

Unknown disse...

Olá Diogo,

Já fiz algumas provas de atletismos desde 10km a meias, e fiz no último sábado o ultra trail de 55km dos Amigos da Montanha. Apesar de fazer esses 55km praticamente sem ninguém andar lá mais de 8h em que os últimos 10km foram a passo apoiado nuns bastões que outro atleta me emprestou, preferi esses 55km a uma prova de estrada. Nestes trails estamos no nosso ambiente ... floresta.

Abraço e votos para que consigas todos os teus objectivos,
António Amador