sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Época 2009/2010 - Overview

Acabada que está a época 2009/2010, hora para olhar para trás e ver o que fiz bem e o que fiz mal!

Esta temporada teve a particularidade de ter sido mais longa que o habitual. Devido à mudança do nosso calendário competitivo, que passa a ser de Janeiro a Outubro, esta época começou para mim em Setembro de 2009 e só agora acabou, o que contabiliza mais do que 1 ano de treino e competição.

No início desta época, decidi também mudar de treinador. Treinei com o meu antigo treinador (o meu Pai) durante todos estes anos, tendo alcançados alguns resultados muito bons. Contudo, chegou a uma altura que pensei que seria melhor para mim fazer uma mudança na metodologia de treino e decidi pedir ao Bruno Nazário que me orientasse. E estou convicto de que escolhi o melhor treinador de ORIENTAÇÃO português. Ao organizar campos de treino para os melhores atletas mundiais, também ele se 'treina' a ele próprio e o facto de conviver e trocar ideias com os melhores treinadores mundiais faz com que, em Portugal, ninguém perceba mais de treino de alto rendimento na orientação. Na minha opinião, mesmo a nível internacional o Nazário não fica atrás dos melhores!

Por outro lado, este ano tive, pela primeira vez na minha vida desportiva, uma lesão que me obrigou a parar 6 semanas! Isso levou a que, pela primeira vez desde 2005, não tenha participado em nenhum campeonato internacional (campeonatos do mundo ou da europa).


Mas vamos a números:

Início do treino - 29 de Setembro de 2010; Fim do treino - 10-10-2010; Total = 376 dias

Contagem: 537 Actividades

Hora: 344:34:31 h:m:s

Distância: 4.036,38 km

Ganho de elevação: 67.966 m

Veloc. média: 11,7 km/h (=5'07''/km)

RC méd.: 153 bpm

Tempo méd.: 00:38:30 h:m:s

Tempo máx.: 02:14:28 h:m:s

Distância média: 7,52 km

Distância máx.: 24,20 km

Ganho de elevação médio: 134 m

Ganho de elevação máximo: 1.519 m

Velocidade média máxima: 19,2 km/h (=3'07''/km)

RC méd. máx.: 191 bpm

Fazendo umas contas, chego à conclusão que treinei uma média de cerca de 55min/dia, mesmo depois daquelas semanas todas de paragem, em que me limitei a fazer alguma bicicleta estática.

Setembro: O início
Começo a época a sério, ainda a treinar com o meu pai. O primeiro objectivo é o Campeonato Ibérico, mas um percalço durante um treino impede-me de treinar durante a segunda semana anterior à prova e a minha prestação é um autêntico desastre!

Novembro: A mudança
Já a treinar com o Nazário, os métodos mudam redicalmente. Esta época faço pela primeira vez um treino de Inverno com pés e cabeça. Ababam as séries nesta fase da época e começo a fazer treinos de 2h! Como diz Jörgen Mårtensson: "First distance, then speed".

Fevereiro: Primeiro teste
Primeira grande prova de fogo - Portugal 'O' Meeting. Tenho de destacar a prova do terceiro dia, em que fui 8º classificado. O primeiro sinal de que o treino de Inverno fez de facto a diferença em relação aos outros anos!

Abril: Crash
O mês começou com um campo de treino em França, nos famosos mapas de Clermont-Ferrand. Sem dúvida os mapas mais desafiantes em que já tive o prazer de correr!
Seguiram-se os Campeonatos Nacionais de Sprint e de Média. O Sprint foi uma desilusão. Acumulei erros atrás de erros e não passei do 4º lugar! A distância média começou bem. Estava a navegar sem erros e ao 10º ponto apanhei o Tiago Romão, que partiu 2min antes de mim. No ponto anterior ao ponto de espectadores levava 2 min de avanço sobre o segundo, que era o... Romão!! Já estava a ver o ponto de especadores e então decido olhar para o mapa e antecipar o que fazer para o resto da prova e... quando dei por mim já estava no chão com uma fractura do terço médio da clavícula esquerda. Todos os médicos disseram o mesmo - paragem de 6 semanas e nem pensar em correr!!!

Maio: O regresso
Passaram 5 semanas. Decidi começar a correr no Sábado que encerrou a quinta semana de paragem. Entretando, tinha apenas feito bicicleta estática, mas as perdas tornaram-se evidentes logo no primeiro treino de corrida. Corro no Absoluto em Sesimbra, mas como era de esperar estive longe dos primeiros lugares.

Junho: Jukola
Primeiro objectivo depois da paragem: Campeonato Nacional de Longa. Levava já algumas semanas de treino, mas estava longe do desejável. Faço uma prova muito fraca do ponto de vista técnico. O resultado foi o 2º lugar, atrás do Tiago Romão. Repetimos o lugar na Estafeta (eu, Rafael Miguel e João Amorim).
Segue-se a Jukola. Foi a primera vez que participei numa das grandes estafetas e não vou falar muito acerca disso porque pura e simplesmente não há muito que possa dizer. Apenas que é uma prova que qualquer orientista devia ter o prazer de correr durante a sua vida!!

Setembro: The End
Setembro traz aquele que, goradas todas as possibilidades de participar no EOC, acaba por ser o meu grande objectivo da época - Park World Tour. Uma boa experiência, a todos os níveis, e que espero seja para repetir!
A última prova de orientação da época foi a Taça dos Países Latinos. Se podia ter feito melhor? Podia, se não tivesse cometido erros excusados!

Na última prova, o Joaquim Margarido perguntou-de quais as expectativas para a próxima época. Eu respondo que estou expectante para ver onde posso chegar sem percalços. A ver vamos!

5 comentários:

March disse...

e o PWT nao entra na contagem? ;)

Diogo Miguel disse...

era para causar suspense :P

March disse...

ah!!! logo vi:) por acaso nao confirmei isso mas acho que fomos os primeiros portugueses a correr um PWT.o que, vendo bem as coisas, é mais um ponto para o balanço positivo da tua epoca :)

Tiago Aires disse...

Sem dúvida que tudo o que dizes sobre o Bruno Nazário eu concordo a 100%. O que é muito triste é que a comunidade orientista em geral e mesmo quem está a tutelar a modalidade não tenha a mínima noção disso.
Quanto á época 2011, desejo-te melhor sorte, pois este ano antes de te lesionares estava claro que te encontravas em grande forma e que vais no caminho certo.
Quanto ao treino de Inverso há que treinar muito, para podermos lutar no POM2011.
1 Abraço
Tiago Aires

Diogo Miguel disse...

Felizmente o Nazário não é o único treinador bom que temos. Infelizmente quem de direito não tem a noção daquilo que temos de bom!