segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pontapé de saída

O pontapé de saída da época 2011 deu-se este fim-de-semana, em Coruche, pela mão do COAC. E da melhor maneira :)

A prova contou com o aliciante de termos na elite masculina alguns atletas nórdicos. É sempre motivante este tipo de competição mais 'internacional' e é bom de ver que cada vez mais os estrangeiros escolhem o nosso país para se prepararem, vindo não só na altura do POM, como acontecia, mas cada vez mais cedo e ficando cada vez mais tempo! Fico também extremamente contente por ver a 'cavalagem' que se avizinha para Gouveia e isso só faz com que conte pelos dedos as semanas para essa prova!
Mas voltando a Coruche: no sábado teve lugar uma prova de distância média, num mapa contíguo ao do model event, já usado por nós num treino há algumas semanas. Não foi surpresa o tipo de terreno, pois de facto este mapa era bastante parecido com o do model event. No geral, prova correu-me bem, embora tenha entrado a perder cerca de 15'' para o ponto 1. A partir daí, tentei imprimir o ritmo mais rápido que consegui, pois é isso que se tem de fazer nestas distância do início ao fim. Destaco apenas a pernada para o ponto 15, onde perdi mais de 1' a passar a ravina pelo meio da vegetação, o que me pode bem ter custado o primeiro lugar do dia. Fui 3º, com 36'06'', e a 59'' do primeiro (sueco).
No domingo foi a vez da distância longa. 15k num mapa muito rápido, com pormenores muito escassos em grande parte da sua extensão, o que aumentava e de que maneira a importância da bússola e da direcção! Sendo este um dos aspectos que tenho como objectivo mais trabalhar ao longo deste ano, não posso dizer que fiquei chateado com o meu comportamento. Fisicamente senti-me bem, fruto do grande volume que tenho aplicado nesta pré-época, e consegui sempre responder da melhor maneira ao longo dos 15k. No final, fiz um tempo de 1h10'43'' e penso mesmo que esta terá sido a média mais rápida que já consegui fazer numa prova de orientação - 4'42''/km!
A prestação do segundo dia permitiu-me recuperar e vencer a geral do evento!

Segue-se agora a prova do Ginásio Clube Figueirense, já no próximo fim-de-semana.

Todos os mapas estão no DOMA.

Sem comentários: