segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Estágio - Pedrógão

Neste fim-de-semana tive o prazer de participar num estágio organizado pelo COC. Este contou com a participação de atletas do Ori-Estarreja, COC e Gafanhori, ao abrigo de um protocolo de cooperação assinado pelos 3 clubes para desenvolvimento das condições de treino dos seus melhores atletas.

No Sábado de manhã esperavam-nos 2 percursos: um de multi-técnicas, em que havia partes de corredores, janelas, azimutes e curvas de nível; e outro de talk. Este percurso de talk consiste em irem 2 atletas a pares, em que um lê o mapa e dá dicas ao outro para que este, sem olhar para o mapa, consiga chegar ao ponto. Este exercício tem como finalidade treinar a antecipação e simplificação.

Da parte da tarde, começámos por fazer um treino diferente do habitual! Consistia basicamente num mix entre um percurso de orientação normal e trail-O, isto é, tínhamos um mapa com o percurso normal e, em cada ponto de controlo, tínhamos um exercício de Trail-O. Nessa tarde, corremos ainda 3 loops, numa espécie de duelo em que quem chegasse ao fim primeiro ganhava.

No Domingo eu, o Paulo Franco e o Tiago Aires optámos por fazer um treino longo. Saímos do alojamento por volta das 7h15 e fomos a correr até ao local de concentração. Após uma corrida de cerca de 8k em estrada, com uma carta militar como mapa, chegámos ao mapa do Coimbrão, onde fizemos um percurso de cerca de 7k. Acabado este percurso, corremos mais um quilómetro em estrada para iniciar outro percurso, desta feita no mapa de Pedrógão, que nos acabou por levar ao local de concentração do treino. No total corremos 2h, num total de 22k. Como se não bastasse, fizemos ainda um percurso formal.

Resta-me agradecer ao COC pela maneira profissional como organizou o estágio, desde a planificação dos percursos, aos colocadores de pontos, passando pela palestra sobre treino de força que nos foi proporcionada no serão de Sábado.

Todos os mapas estão já disponíveis no DOMA (falta apenas o último percurso formal que realizei no Domingo).

Sem comentários: