sábado, 7 de agosto de 2010

O-Ringen


Na semana seguinte ao WUOC teve lugar o O-Ringen, maior evento de orientação do mundo e que este ano foi realizado em Örebro. O evento foi composto por 4 provas de distância longa e 1 de distância média.

No primeiro dia tivemos uma distância longa, num mapa que intercalava zonas muito detalhadas com outras com pouco detalhe e em que a direcção era muito importante. Os percursos ficaram marcados por um número muito baixo de pontos, o que proporcionava pernadas muito longas. Tecnicamente, fiquei de um modo geral satisfeito com a primeira parte das pernadas, em que não perdia muito tempo até à zona dos pontos, embora depois na zona perdesse muito tempo à procura da baliza.

No segundo dia corremos a única distância média do O-Ringen. A primeira parte da prova foi muito má, tendo eu perdido muito tempo. Depois havia uma zona de transição mais rápida, em que consegui obter bons splits. A parte final da prova era numa encosta muito técnica, e o facto de eu não ter adaptado o meu ritmo à dificuldade da zona fez-me perder mais de 6' apenas nessa parte final.

No terceiro dia, corremos mais uma distância longa, desta vez na mesma área do dia anterior. Tecnicamente falhei pouco, e notei uma melhoria relativamente ao primeiro dia no que diz respeito ao tempo perdido na zona dos pontos.

E ao quarto dia tivemos o descanso, e com ele o único dia durante todo o O-Ringen em que não choveu!!

Após o dia de descanso, seguiu-se mais uma distância longa, desta vez num mapa muito rápido e em que consegui obter a minha melhor classificação: 6º na etapa. Contudo, não começei bem e perdi logo cerca de 2' para o primeiro ponto, o que fazendo as contas foi o suficiente para não ter conseguido o melhor tempo do dia. Tirando mais um erro para o ponto 13, fiz uma prova quase limpa.

Por fim, teve lugar uma chasing start. O terreno da prova foi algo de fenomenal! Devido à grande quantidade de chuva que caiu durante todos os dias, os pântanos estavam autenticos lagos e uma parte significativa da prova foi feita com água pelo joelho!!! A seguir à distância média do segundo dia, esta foi seguramente a prova que me correu pior e isso fez-me perder 1 lugar, tendo ficado em 19º entre 243 atletas.

Os mapas estão no Doma Map Archive (clicar no lado direito da página).

1 comentário:

Paulo Franco disse...

Granda O-planinho, ó puto! :) Boas provinhas! Tás a voltar à forma! Boa sorte para a TPL. Grande abraço. Paulo Franco