terça-feira, 17 de maio de 2011

Estágio Grupo de Selecção, Marinha Grande

No fim-de-semana passado, como já tinha dito no meu post anterior, relizou-se o primeiro estágio de preparação para os séniores.
O programa começou pela realização de testes físicos na pista da Nazaré, testes estes que serviram de prova de observação para o campeonato do mundo. Demorei 15'47'' a percorrer os 5km, tendo melhorado o meu anterior melhor registo em 10seg. Ainda nessa manhã, realizámos um treino de curvas de nível no mapa da Nazaré - Sítio, treino esse feito em ritmo lento apenas para descomprimir do esforço dos 5km.
Na tarde de Sábado realizámos mais 2 treinos, ambos de sprint e na Praia da Vieira. O primeiro percurso, mais curto, desenrolou-se todo em floresta e serviu de prólogo para o segundo, que foi um chasing-start. Eu acabei por partir em primeiro com algum tempo para gerir para os meus perseguidores, e por isso apenas me preocupei em não cometer erros e desfrutar do mapa.
Para Domingo estava reservado o ponto alto do estágio: uma distância longa à séria, com 17km, no mapa de Pedreanes. Fruto do teste dos 5km e do treino de força que fizemos no dia anterior, as minhas pernas estavam cheias de dores (ainda hoje não consigo descer escadas como deve ser!), pelo que grande parte do percurso foi feito em sofrimento. Tentei apenas não errar, tendo cometido apenas 1 erro de 2min para o ponto 8 e perdido mais algum tempo num ou outro desvio, mas nada de mais.

Segue-se o campeonato nacional de estafetas e distância longa. Quanto a esta última, não sei até que ponto deveria ser chamada de distância longa, pois 12,8k para os HE (apenas mais 1500m que o percurso dos juniores ou 1900m que o percurso dos H40!!) não será uma distância longa digna desse nome. Acho que está na altura de os traçadores de percursos, supervisores, e todos os outros que poderão ter alguma influência no assunto, perderem o medo e começarem a traçar percursos realmente interessantes, tanto do ponto de vista técnico, como do ponto de vista físico!

Mapas no DOMA.

Sem comentários: