quinta-feira, 30 de junho de 2011

Campeonatos Nacionais

Nas últimas semanas, e após o meu último post, a temporada não parou, muito pelo contrário. Neste momento já estão corridos todos os Campeonatos Nacionais, à excepção do Campeonato Nacional Absoluto, prova essa em que eu não estarei presente.

Campeonato Nacional de Distância Longa
O mapa de Leirosa recebeu mais uma vez uma prova de orientação. No primeiro dia do POM 2010 já lá tinha estado, mas na parte norte do mapa, e agora regressei para correr o CNDL. O terreno acabou por me surpreender pelo facto de estar mais sujo do que estava à espera, o que se acabou por projectar na média de corrida mais lenta do que inicialmente eu esperava. Comecei logo por cometer um grande erro para o ponto 2, o que me fez perder 2'30''. A partir daí tentei manter um ritmo elevado pois sabia que teria de recuperar esse tempo até ao fim. Mesmo assim, ainda cometi mais alguns erros, pelo que quando cheguei ao fim fiquei surpreendido por ter ganho com uma margem de cerca de 5 minutos!


Campeonato Nacional de Estafetas
A minha equipa era composta pelo Rafael Miguel no primeiro percurso, Bruno Nazário no segundo e eu a fechar a equipa. Após um bom primeiro percurso, em que o Rafael entregou em primeiro, o Nazário perdeu algum tempo e eu parti com uma desvantagem de cerca de 4 minutos para a terceira equipa, pelo que teria de fazer uma prova perfeita e esperar que os meus adversários errassem para podermos chegar ao pódio. A minha prova esteve longe de ser perfeita, pelo que não consegui levar a minha equipa ao pódio, que era o objectivo inicial.

Campeonato Nacional de Distância Média
Desta vez foi Peniche e o mapa de Ferrel a receber esta prova. Tanto o mapa como o terreno eram de grande qualidade e apropriados para esta distância, e o traçado também estava bastante interessante. Comecei a minha prova relativamente bem até ao 5º ponto, em que cometi o primeiro erro. A partir daí foi sempre a somar segundos ao tempo perdido, tendo tido uma prestação final que deixou muito a desejar. Acabei por ser segundo, atrás do Miguel Silva, e beneficiando do MP do Tiago Aires, que com o tempo que faria seria o vencedor.


Campeonato Nacional de Sprint
No dia seguinte ao CNDM, Peniche foi o centro do Campeonato de Sprint. O mapa era bastante básico, sem muitas opções ou zonas detalhadas que tornassem a orientação muito interessante. Ainda assim, existiram 2 ou 3 pernadas em que não fui tão eficaz na escolha da opção mais rápida e isso acabou por me custar o título, tendo sido novamente segundo classificado, ex-aquo com o Miguel Silva, a apenas 6 segundos do Tiago Romão.

Campeonato Nacional Universitário
Para acabar com os Campeonatos Nacionais, o Grande Prémio RA4 recebeu também o CNU 2011. A prova desenrolou-se no mapa de Pedreanes e consistiu numa distância longa, com mass-start e 3 loops. Fiz uma prova bastante regular e sem erros dignos de destaque (excepção para o ponto 15). Contudo, e pela primeira vez desde há muito tempo (nem me lembro desde quando!) fiz MP. O ponto 37, que estava bastante perto do 36 e em linha com o 38, passou-me despercebido e acabei por não o picar! Fui o primeiro a terminar a prova, mais de 6 minutos antes do segundo... contudo senti-me apenas campeão nacional até descarregar o SI, altura em que vi aparecer MP na folha dos tempos!


Além dos campeonatos nacionais, também teve lugar o segundo estágio para a Selecção Sénior, que decorreu no Norte Alentejano. Não vou falar muito sobre este estágio... Podem encontrar os mapas no sítio do costume.

Neste momento encontro-me de férias, e praticamente com uma vida de atleta profissional. O próximo objectivo será o Campeonato do Mundo em França, em Agosto. Até lá há que treinar para estar na melhor forma possível!

Mapas no DOMA.