terça-feira, 17 de maio de 2011

Estágio Grupo de Selecção, Marinha Grande

No fim-de-semana passado, como já tinha dito no meu post anterior, relizou-se o primeiro estágio de preparação para os séniores.
O programa começou pela realização de testes físicos na pista da Nazaré, testes estes que serviram de prova de observação para o campeonato do mundo. Demorei 15'47'' a percorrer os 5km, tendo melhorado o meu anterior melhor registo em 10seg. Ainda nessa manhã, realizámos um treino de curvas de nível no mapa da Nazaré - Sítio, treino esse feito em ritmo lento apenas para descomprimir do esforço dos 5km.
Na tarde de Sábado realizámos mais 2 treinos, ambos de sprint e na Praia da Vieira. O primeiro percurso, mais curto, desenrolou-se todo em floresta e serviu de prólogo para o segundo, que foi um chasing-start. Eu acabei por partir em primeiro com algum tempo para gerir para os meus perseguidores, e por isso apenas me preocupei em não cometer erros e desfrutar do mapa.
Para Domingo estava reservado o ponto alto do estágio: uma distância longa à séria, com 17km, no mapa de Pedreanes. Fruto do teste dos 5km e do treino de força que fizemos no dia anterior, as minhas pernas estavam cheias de dores (ainda hoje não consigo descer escadas como deve ser!), pelo que grande parte do percurso foi feito em sofrimento. Tentei apenas não errar, tendo cometido apenas 1 erro de 2min para o ponto 8 e perdido mais algum tempo num ou outro desvio, mas nada de mais.

Segue-se o campeonato nacional de estafetas e distância longa. Quanto a esta última, não sei até que ponto deveria ser chamada de distância longa, pois 12,8k para os HE (apenas mais 1500m que o percurso dos juniores ou 1900m que o percurso dos H40!!) não será uma distância longa digna desse nome. Acho que está na altura de os traçadores de percursos, supervisores, e todos os outros que poderão ter alguma influência no assunto, perderem o medo e começarem a traçar percursos realmente interessantes, tanto do ponto de vista técnico, como do ponto de vista físico!

Mapas no DOMA.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Novidades

Já passa algum tempo desde a última vez que escrevi a dar notícias. Desde o meu último post já muito aconteceu, e vou neste post tentar resumir tudo.

Após o POM, e na impossibilidade de participar no Meeting Internacional de Arraiolos, voltei ao mundo da orientação no Troféu Ibérico Barroso, organizado pelo .COM.
No Sábado correu-se uma distância média e o dia ficou marcado por alguns erros técnicos por parte da organização. O mapa tinha algumas zonas dúbias, e existiam no percurso de HE 2 pontos mal marcados: logo o primeiro estava marcado mais abaixo do que estava assinalado no mapa e fora da reentrância onde devia estar; o quarto ponto estava também fora do sítio. Quanto a este ponto, e pela análise do GPS, parece que de facto o ponto estava nas 'coordenadas' correctas. Contudo, analisando o mapa e o terreno, o ponto não está de facto no local correcto, até porque no local onde se encontrava não existia o elemento correspondente. À parte disto, também eu cometi erros graves em locais onde o mapa estava bem desenhado e o ponto bem colocado, pelo que não fiquei nada agradado com a minha prestação neste dia.

No Domingo correu-se uma distância longa. Pessoalmente gostei do traçado da prova, do mapa e do terreno. Contudo, acho que a prova devia ter sido um pouco mais longa. Tecnicamente também não estive perfeito, longe disso. Cometi alguns erros, sobretudo no princípio (ao ponto 5 já tinha perdido mais de 3') por não me ter conseguido adaptar bem à escala. Consegui gerir bem a prova fisicamente e no final fiquei a cerca de 2' do Tiago Aires

Após esta prova, tornei a pegar num mapa de orientação passadas 2 semanas, no dia 22 de Abril, quando tive a oportuniade de me deslocar ao Norte Alentejano, onde a Selecção Nacional Junior da Suíça estava a estagiar, e realizar um treino de estafetas. Fiz equipa com o Rafael, tendo cada um feito 2 percursos. Eu fiz a primeira e terceira pernada, o Rafael a segunda e a quarta. No fim perdemos apenas para uma das equipas suíças, mas o mais importante é que esta foi uma boa oportunidade para ganhar ritmo em floresta, porque alguns dos juniores da Suíça correm que não é brincadeira nenhuma!

No dia seguinte, após um jantar e uma noite bem dormida em casa do Bruno Nazário, corri os 10km de Constância. Esta prova não estava inicialmente prevista e não fiz nenhuma preparação para ela (no dia anterior, sexta-feira, fiz o tal treino intenso com os suíços, e na quinta-feira tinha feito séries), pelo que as pernas não estavam com muita vontade para grandes andamentos. Ainda assim, fiz 32'45'', um tempo que me deixou satisfeito dadas as circunstâncias da prova e me levou ao 5º lugar na geral.

No fim-de-semana de 30 de Abril e 1 de Maio, tornei a voltar à floresta, desta feita para participar num estágio organizado pelo COC. Todo o planeamento e organização das actividades estiveram exemplares, e isso permitiu-nos tirar o máximo dos treinos, que serão certamente muito relevantes para os campeonatos nacionais de distância longa e estafetas.
O dia de Sábado começou com um treino relevante para a distância longa, com várias pernadas muito longas e escala de 1:15 000. Seguiu-se a isso, ainda na parte da manhã, um treino de duelo, em que eu corri contra o Gildo Silva. À tarde correu-se uma estafeta urbana no mapa de Costa de Lavos, que é um excelente mapa de sprint...pena ser tão pequeno!
No Domingo treinou-se a estafeta. Eu corri a terceira pernada.

Para finalizar o relato, falta falar da meia-maratona de Cortegaça, que teve lugar no passado Domingo, dia 8 de Maio. Preparei-me bem para esta prova, e apresentei-me à partida com confiança para bater o meu melhor tempo na distância que era 1h11'. Acho que esta foi melhor prova de estrada que eu já fiz em termos tácticos, já que entre o primeiro quilometro e o final apenas passei atletas, não tendo sido passado por nenhum! Acabei em 10º, 9º senior masculino, com o tempo de 1h09'23'', tendo tirado quase 1'40'' ao meu anterior melhor tempo. Infelizmente, não encontro no calendário desta época mais nenhuma meia-maratona onde eu possa estar presente, pelo que possivelmente não terei oportunidade de tentar baixar este registo ainda este ano.

Já antecipando um pouco, no próximo fim-de-semana terá lugar o primeiro estágio para as selecções Séniores, na Marinha Grande. Esta tem sido uma época de redefinições. Comecei a época com objectivos bem definidos, objectivos esses que tiveram de ser redefinidos dado o impasse em que andou o projecto das selecções, com os atletas sem saberem para o que treinavam. Acabei, em conjunto com o meu treinador, por optar por mudar os meus objectivos para a estrada, treinando para tentar fazer boas marcas (a meia-maratona de Cortegaça foi o meu maior objectivo desde há algum tempo). Agora que já parece existir uma estratégia para as selecções, provavelmente os meus objectivos serão novamente alterados tendo em conta o plano que nos será apresentado neste estágio. A ver vamos...

Todos os mapas estão no DOMA.