sábado, 19 de março de 2011

Portugal 'O' Meeting

Depois de algum tempo sem escrever, devido principalmente a falta de tempo (exames), razão pela qual também não pude estar presente no Meeting Internacional de Arraiolos, escrevo agora para falar do Portugal 'O' Meeting.

Chegou o Carnaval, e com ele o maior evento desportivo do ano em Portugal, o Portugal 'O' Meeting 2011. O estatuto que esta prova tem ganho além fronteiras ao longo dos últimos anos faz com que cada vez mais atletas estrangeiros se desloquem até a este 'jardim à beira-mar plantado' para participar nestes 4 dias. Já o mesmo não podemos dizer dos portugueses, que este ano foram apenas cerca de 1/3 dos inscritos (600 em 1800 atletas!!!).
No que à minha prestação diz respeito, posso-a dividir em duas partes: as distâncias longas, e as distâncias médias. Posso dizer que fiquei relativamente satisfeito com os resultados que alcancei na primeira e última etapas, as de distância longa. Já quanto às distâncias médias, não consegui manter a concentração necessária para melhores resultados. Este tipo de provas (médias), ainda para mais nos terrenos onde tiveram lugar, são provas extremamente intensas, na medida em que é preciso correr a uma velocidade muito elevada, nunca perdendo o contacto com o mapa. Mentalmente, uma distância média como a do 3º dia é algo extremamente esgotante, pois embora a prova só dure pouco mais de 30', esses 30' são realmente intensos! Por sua vez, nas distâncias longas temos sempre algumas pernadas onde podemos descansar o cérebro.

1º dia - prova relativamente boa, onde cometo apenas 2 erros. Fisicamente começo a falhar na pernada após os loops. Ao todo perco cerca de 2'30''.

2º dia - primeira prova de distância média deste POM, e primeira prestação que não me deixa satisfeito. Perdi ao todo cerca de 2'45'', dos quais 1'30'' são perdidos nas abordagens ao ponto central do loop.

3º dia - nova distância média, e desta vez a contar para o WRE. Se havia um dia onde era preciso fazer uma boa prova era neste. Mas as coisas não correram bem e esta foi a minha prior prestação destes 4 dias. Perdi cerca de 4'10, e isso custou-me muitos lugares na classificação, tendo sido apenas 50º.

4º dia - finalmente mais uma distância longa, para tentar fazer esquecer as médias dos dias anteriores. A chuva resolveu aparecer e o terreno acabou por ficar muito pesado, tendo tornado a prova muito mais dura fisicamente. Perdi à volta de 2'.

Quanto ao POM em si, sou da mesma opinião de todos os que dizem que organização esteve muito bem, principalmente no que diz respeito à comunicação. O que acho que esteve menos bem, o que não quer dizer que tenha estado mal, mas que podia ter sido melhor, foi o facto da speaker não ter tido um sistema que lhe desse uma base informativa sólida e que lhe permitisse tornar o relato dos acontecimentos mais emotivo.

Todos os mapas estão disponíveis no DOMA.