sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Actualidades

Entre os dias 27 e 30 de Dezembro, tive a oportunidade de participar no estágio de Natal que o meu clube organizou em conjunto com o Grupo Desportivo 4 Caminhos. Durante estes 4 dias, realizei 8 treinos com mapa, cujo principal objectivo foi melhorar a minha componente técnica em mapas típicos do Norte Alentejo (onde considero ser o tipo de terreno onde mais dificuldades sinto em Portugal), em terrenos semelhantes aos que iremos encontrar no próximo Portugal 'O' Meeting.
Os treinos foram todos muito bem planeados, o que aliado às condições de alojamento de que podemos desfrutar em Alter do Chão e ao excelente trabalho das cozinheiras, permitiu-nos a todos desfrutar de um estágio muito bem conseguido, em que creio ter conseguido cumprir os objectivos que tinha à partida! Um dos aspectos que eu ainda tenho de trabalhar muito é a minha técnica de transposição de vedações!:S

Enquanto nos encontrávamos reunidos em Alter do Chão, também em Lisboa alguns dos agentes da modalidade se reuniam a fim de discutir e votar o plano de actividades e orçamento para 2011. Na minha opinião pessoal, a atitude que a direcção da FPO adoptou para com um assunto desta importância é no mínimo lamentável. Refiro-me tanto à atitude para com o Conselho Fiscal, como para com todos os agentes/atletas/dirigentes, pois marcar uma AG para uma quarta-feira, dia 29 de Dezembro (!!!), ao fim da tarde.....
Não sendo eu um entendido na matéria discutida, não deixei de ler os documentos que foram disponibilizados. E o que mais salta à vista de todos é o facto de haver um aumento de 330% na comparticipação solicitada ao IDP, dinheiro esse destinado à contratação de 'recursos humanos' e outros propósitos de legalidade e seriedade duvidosas (fundamento-me apenas no parecer emitido pelo Conselho Fiscal, uma vez que eu de leis nada percebo)! A nós atletas custa particularmente o facto de termos sido (e continuarmos a ser) esquecidos pela direcção da FPO. A época desportiva começa dentro de alguns dias e nós continuamos sem saber o que esperar... vão ser organizados estágios ao longo da época? Quais vão ser as provas de selecção para as competições internacionais? Em que competições internacionais vão competir as selecções? Portugal vai pelo menos estar representado em alguma dessas competições???
Eu considero que nós trabalhamos/treinamos muito mais do que a federação nos pode exigir dadas as escassas condições que por ela nos são proporcionadas. Por isso mesmo é que acho que o mínimo que a FPO tem de fazer é respeitarmo-nos como não nos tem respeitado até agora!

Desgraças à parte, desejo a todos que entrem em 2011 com o pé direito :)

Os mapas do estágio estão publicados no DOMA.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Treino em Coruche

Este Sábado, o meu clube levou a cabo um estágio em Coruche. Com o apoio do COAC, foi-nos possível treinar em terrenos semelhantes aqueles que iremos encontrar na primeira prova da nova época.

Na parte da manhã, começámos com um percurso em linha, seguido por um percurso formal curto, só para aquecimento. Depois, realizámos um treino para testar opções. Neste fizemos duas vezes cada pernada, com opções diferentes, para depois comparar os tempos de cada uma das opções e assim aferir melhor qual a maneira mais rápida de navegar em terrenos daqueles. Para finalizar a manhã, porque a fome já se fazia sentir, corremos um percurso com cerca de 1,5k num mapa só com curvas de nível. Todos estes treinos foram feitos no mapa de Erra.

Da parte da tarde deslocámo-nos para o mapa de Lamarosa. Corremos no mapa que vai servir de model event para a prova de Janeiro e tenho a dizer que no geral foi do meu agrado! Penso que o mapa da prova é vizinho deste, pelo que o terreno não deve ser muito diferente. Assim, acho que ninguém se irá arrepender de participar neste evento. Voltando ao treino, e depois de uma corrida de 20min para aquecer, em que tive a sorte de encontrar um terreno cheio de laranjeiras com laranjas com um aspecto delicioso, corremos uma distância média.

Já depois de encher uma sacada de laranjas, rumámos a Estarreja, onde nessa mesma noite se realizou o jantar de Natal do Ori-Estarreja. Como já é hábito, fomos muito bem servidos pelo restaurante. No fim, tomou a palavra o presidente António Amador, que entre outras coisas, me distinguiu a mim como atleta do ano 2010 :) Este reconhecimento veio numa época que foi particularmente difícil para mim, e por isso teve um valor acrescido. Obrigado!

Os mapas dos treinos podem ser vistos no DOMA.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Estágio - Pedrógão

Neste fim-de-semana tive o prazer de participar num estágio organizado pelo COC. Este contou com a participação de atletas do Ori-Estarreja, COC e Gafanhori, ao abrigo de um protocolo de cooperação assinado pelos 3 clubes para desenvolvimento das condições de treino dos seus melhores atletas.

No Sábado de manhã esperavam-nos 2 percursos: um de multi-técnicas, em que havia partes de corredores, janelas, azimutes e curvas de nível; e outro de talk. Este percurso de talk consiste em irem 2 atletas a pares, em que um lê o mapa e dá dicas ao outro para que este, sem olhar para o mapa, consiga chegar ao ponto. Este exercício tem como finalidade treinar a antecipação e simplificação.

Da parte da tarde, começámos por fazer um treino diferente do habitual! Consistia basicamente num mix entre um percurso de orientação normal e trail-O, isto é, tínhamos um mapa com o percurso normal e, em cada ponto de controlo, tínhamos um exercício de Trail-O. Nessa tarde, corremos ainda 3 loops, numa espécie de duelo em que quem chegasse ao fim primeiro ganhava.

No Domingo eu, o Paulo Franco e o Tiago Aires optámos por fazer um treino longo. Saímos do alojamento por volta das 7h15 e fomos a correr até ao local de concentração. Após uma corrida de cerca de 8k em estrada, com uma carta militar como mapa, chegámos ao mapa do Coimbrão, onde fizemos um percurso de cerca de 7k. Acabado este percurso, corremos mais um quilómetro em estrada para iniciar outro percurso, desta feita no mapa de Pedrógão, que nos acabou por levar ao local de concentração do treino. No total corremos 2h, num total de 22k. Como se não bastasse, fizemos ainda um percurso formal.

Resta-me agradecer ao COC pela maneira profissional como organizou o estágio, desde a planificação dos percursos, aos colocadores de pontos, passando pela palestra sobre treino de força que nos foi proporcionada no serão de Sábado.

Todos os mapas estão já disponíveis no DOMA (falta apenas o último percurso formal que realizei no Domingo).

domingo, 5 de dezembro de 2010

The biggest looser

Este fim-de-semana desloquei-me à Golegã, terra do cavalo, para realizar mais uns testes físicos para controlo do treino.

Fiz também algumas medições em termos de massa gorda. Na sequência disso, foi-me pedido o pior sacrifício desde que comecei a treinar com o Nazário - tenho de emagrecer! Pois é! As aparências iludem, e de facto as minhas pregas estão para lá do aceitável para um atleta...
Ora uma das minhas maiores motivações para manter um nível de actividade física elevado era mesmo o facto de depois poder comer à vontade sem crescer para os lados :) Contudo, pelos vistos agora vou ter de reduzir a minha ingestão calórica significativamente. Segundo o mister, tenho de reduzir a carne para metade e a massa ou arroz para 2/3 do que actualmente como :S