terça-feira, 31 de agosto de 2010

Estágio - Gerês

Entre 28 e 31 de Agosto, tive a oportunidade de participar, no Gerês, no campo de treino de verão do meu clube, Ori-Estarreja. Este verão toda a zona do Gerês foi, como já todos devem estar fartos de saber pelas televisões, fustigada por grandes incêndios. Contudo, acho que quem viu as imagens que passaram nos telejornais e que apareceram nos jornais, não tem a verdadeira noção do que o fogo fez por aqueles lados. É incrível a extensão de floresta que foi literalmente reduzida a cinzas. Durante quilómetros e quilómetros é possível ver sempre área queimada. No entanto, ainda sobraram algumas áreas com uma grande beleza, o que faz uma viagem ao Gerês valer sempre a pena.

O estágio começou no Sábado, com um treino de corredores e de linha. Comecei por fazer o corredor, em que não consegui navegar com a precisão necessária, perdendo a noção da minha localização no mapa e tendo de voltar a um dos pontos que estavam marcados no terreno para continuar. A linha que se seguiu já correu muito melhor e consegui andar quase sempre por onde era suposto.
No Domingo de manhã tivemos o primeiro treino no queimado. Foi no mapa de Alecrimes, um treino intervalado. Na parte da tarde fizemos um super-sprint, também numa área queimada. Nestas zonas a progressão está muito mais facilitada e a visibiliade também aumentou, contudo o cheiro a cinza e fumo não é muito agradável.
Na segunda-feira deslocámo-nos até ao famoso mapa da Pedra Bela, e a tarde foi de descanso :) O estágio acabou com uma estafeta de 2 pessoas, onde eu e o meu colega de equipa, Ricardo Reis, quase conseguimos vencer... se não fosse um MP!!
Primeiro ponto da Matilde:

E o primeiro arranhão da Matilde:

Os mapas podem ser vistos no local habitual (Doma Map Archive) na barra do lado direito.
Seguem-se agora 2 semanas até ao Park World Tour em Perth, na Escócia. Até lá vou continuar a treinar como até aqui, talvez com uma prova de atletismo pelo meio.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

WOC: que futuro?

Foi lançada no WorldOfO uma discussão sobre a futura configuração dos campeonatos do mundo.

A mim parece-me que a principal linha que orienta todas as sugestões é o aumento do mediatismo da orientação, procurando-se um modelo que facilite a transmissão televisiva e a torne mais apelativa para os espectadores não orientistas. Compreendo e concordo com esta linha de acção. Afinal de contas, creio que para que a modalidade se torne olímpica algo terá de ser feito neste sentido.



De entre as várias sugestões propostas, destaca-se a inclusão de mais uma disciplina em que o primeiro a chegar ganha, à semelhança da estafeta. Neste campo, sugere-se a inclusão de uma mass start, de uma chasing start ou de um KnockOut Sprint semelhante ao realizado durante o Nordic Orienteering Tour. Por outro lado, também se fala da introdução de uma estafeta mista e da necessidade de manter a duração do WOC durante 8 dias.
Na minha opinião, as disciplinas que compõem o WOC (média, longa, sprint e estafetas) devem ser mantidas, pois exigem por parte dos atletas especializações diferentes de acordo com a disciplina individual em questão (média, longa e sprint). Por outro lado, a estafeta permite uma comparação mais concreta entre os vários países, o que eu também acho que devia ser mantido nos moldes actuais. Contudo, introduzir uma nova disciplina, seja ela qual for, no de si já apertado programa do WOC sem querer aumentar a sua duração acho que seria inviável. Portanto, a única solução seria a de trocar uma das disciplinas já existentes por outra das propostas.
Sendo as distâncias longa e média disciplinas em que a diferença técnica entre os atletas é mais importante, acho que não seria bom que a final fosse sob a forma de uma chasing start ou de uma mass start. Actualmente fala-se tanto na dispersão dos atletas que usar um modelo destes para uma destas disciplinas seria um passo atrás e veríamos de certeza mais atletas a conseguir medalhas à custa dos outros.
Por isso, penso que o mais lógico seria substituir o típico Sprint por um KnockOut Sprint. Acho que este modelo é o que melhor pode ajudar na mediatização da modalidade, ao mesmo tempo que aumenta em muito a espectularidade da prova.
Veremos o que decide a IOF acerca disto tudo!

Podem ver o artigo do WorldOfO aqui.

sábado, 7 de agosto de 2010

O-Ringen


Na semana seguinte ao WUOC teve lugar o O-Ringen, maior evento de orientação do mundo e que este ano foi realizado em Örebro. O evento foi composto por 4 provas de distância longa e 1 de distância média.

No primeiro dia tivemos uma distância longa, num mapa que intercalava zonas muito detalhadas com outras com pouco detalhe e em que a direcção era muito importante. Os percursos ficaram marcados por um número muito baixo de pontos, o que proporcionava pernadas muito longas. Tecnicamente, fiquei de um modo geral satisfeito com a primeira parte das pernadas, em que não perdia muito tempo até à zona dos pontos, embora depois na zona perdesse muito tempo à procura da baliza.

No segundo dia corremos a única distância média do O-Ringen. A primeira parte da prova foi muito má, tendo eu perdido muito tempo. Depois havia uma zona de transição mais rápida, em que consegui obter bons splits. A parte final da prova era numa encosta muito técnica, e o facto de eu não ter adaptado o meu ritmo à dificuldade da zona fez-me perder mais de 6' apenas nessa parte final.

No terceiro dia, corremos mais uma distância longa, desta vez na mesma área do dia anterior. Tecnicamente falhei pouco, e notei uma melhoria relativamente ao primeiro dia no que diz respeito ao tempo perdido na zona dos pontos.

E ao quarto dia tivemos o descanso, e com ele o único dia durante todo o O-Ringen em que não choveu!!

Após o dia de descanso, seguiu-se mais uma distância longa, desta vez num mapa muito rápido e em que consegui obter a minha melhor classificação: 6º na etapa. Contudo, não começei bem e perdi logo cerca de 2' para o primeiro ponto, o que fazendo as contas foi o suficiente para não ter conseguido o melhor tempo do dia. Tirando mais um erro para o ponto 13, fiz uma prova quase limpa.

Por fim, teve lugar uma chasing start. O terreno da prova foi algo de fenomenal! Devido à grande quantidade de chuva que caiu durante todos os dias, os pântanos estavam autenticos lagos e uma parte significativa da prova foi feita com água pelo joelho!!! A seguir à distância média do segundo dia, esta foi seguramente a prova que me correu pior e isso fez-me perder 1 lugar, tendo ficado em 19º entre 243 atletas.

Os mapas estão no Doma Map Archive (clicar no lado direito da página).

WUOC

Este verão decidi, juntamente com o Jorge Fortunato e com o Paulo Franco, rumar à Suécia para participar no WUOC Tour e no O-Ringen.
O primeiro evento (WUOC) teve lugar na zona de Borlänge, onde vai ser o Campeonato da Europa de 2012, e por isso foi uma boa oportunidade para ter um primeiro contacto com terrenos e mapas semelhentes. Este foi composto por uma prova de distância longa a abrir, uma de sprint e a fechar uma de distância média.
A prova de distância longa teve lugar num mapa muito interessante, mas que o terreno ainda tornava mais desafiante. A minha prestação não foi de todo o que eu esperava, tendo perdido tempo em quase todos os pontos. Esta prova evidenciou a minha dificuldade em navegar na escala 1:15 000 em terrenos nórdicos, algo que vou ter de melhorar nos próximos treinos na Suécia.

Seguiu-se o Sprint, composto maioritariamente por terreno urbano. O mapa e os percursos não encerravam dificuldades de maior, o que tornou esta uma prova muito rápida. Tecnicamente fiquei satisfeito com a minha prestação, tendo conseguido sempre navegar 1 ou 2 pontos à frente. Contudo, fisicamente não estive no meu melhor e esta prova serviu para me mostrar que ainda não estou ao nível que estava antes de me lesionar e ainda tenho muito treino pela frente.

Por fim, veio a prova de distância média. Nesta, consegui manter um nível técnico que me permitiu errar pouco, embora tenha cometido pequenos erros que me custaram alguns segundos em alguns pontos e um grande erro de cerca de 3' para o ponto 10.

Os mapas podem ser vistos no meu Doma Map Archive.